Home
Direção-Geral do Consumidor
    Ministério da Economia e Mar
    DGC

    Campanha de recolha de veículos de passageiros da marca “Opel", modelo "Meriva"

    A “General Motors Portugal, Lda." está a levar a cabo uma campanha de recolha de alguns veículos de passageiros da marca Opel, modelo Meriva, dos anos de produção de 2010 a 2016, dado que “(…) o cabo de aço que une o cinto de segurança ao pré-tensor exterior pode sofrer fadiga ao longo do tempo (…) se no processo de entrada na viatura houver contacto frequente com o encaixe do cinto de segurança que provoque a torção do cabo de aço.”

    O representante da marca em Portugal informa, ainda, que “Na eventualidade de ocorrer um embate, a existência de um cabo danificado pode aumentar o risco de lesões para os ocupantes.” e que os proprietários dos cerca de 1828 veículos existentes no mercado nacional são contactados, através de carta registada com aviso de receção, a fim de nos veículos em causa se “(…) proceder à substituição dos pré-tensores dos cintos de segurança dianteiros por peças melhoradas, de nova conceção.”

    De acordo com a obrigação geral de segurança estipulada no Decreto-Lei n.º 69/2005, de 17 de março, o referido operador económico informou a Direção-Geral do Consumidor (DGC) de que a presente campanha de recolha está em curso desde dezembro de 2016.

    A DGC no desempenho das suas funções, enquanto Ponto de Contacto nacional do Sistema RAPEX (Sistema Europeu de Alerta Rápido sobre produtos perigosos, não alimentares), transmitiu estas informações às autoridades nacionais de fiscalização do mercado.

    A Direção-Geral do Consumidor

    • Livro de Reclamações
    • Atendimento ao Consumidor
    • Plataforma de Cessação de Contratos - Comunicações Eletrónicas
    • RAL - Centros de arbitragem
    • Publicidade
    • Segurança de Produtos
    • Fundo do Consumidor
    • Centro Europeu do Consumidor
    • Inquérito Satisfação
    • Compete 2020 - Portugal 2020
    66